Filipe Mouzinho

Dúvidas Frequentes

Você tem dúvidas sobre escrever e publicar um livro. Encontre as respostas aqui.

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TRADICIONAL

Vantagens:
Não há investimento inicial Exposição e distribuição em livrarias Glamour de ser “convidado” a publicar

Desvantagens:
Mercado competitivo
Processo demorado
Menos controle criativo
Taxa de royalties baixa

INDEPENDENTE

Vantagens:
Publicação rápida
Lucros mais altos
Ser dono do próprio livro
Controle criativo e de processos

Desvantagens:
Custos iniciais
Risco de vender menos (Se não se empenhar na missão)
Assumir o marketing ou contratar alguém para isso

Como registrar um livro no Brasil?

Você quer publicar seu livro, mas fica com receio de alguém plagiar a sua obra? O registro é realmente um ponto muito importante na hora de publicar, independente se você quer seguir carreira como escritor ou se quer publicar um projeto pontual!

Até fevereiro de 2020 quem gerenciava os registros era a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, porém, a partir de março, quem assumiu essa responsabilidade pelos registros foi a CBL – Câmara Brasileira do Livro, e eles facilitaram demais este processo!

Antes, vamos só entender que existem dois tipos de registro para o livro!

1. Registro ISBN

O ISBN é como se fosse o “RG” do livro, é um registro dos dados técnicos como ano da publicação, nome do autor, editora, número de páginas e quantidade de livros impressos. Ele é um registro internacional, então seu valor é mundial! É um registro barato, custa R$58,00 já com o código de barras! É importante que, antes de fazer a solicitação você se cadastre no sistema.

Registro de Direitos autorais

Fazer o registro de direitos autorais uma ótima forma de proteger a sua produção intelectual, certificando a autoria e titularidade do seu livro. Esse certificado auxilia na produção de provas em eventuais discussões sobre a autoria, garantindo que não seja plagiada ou divulgada sem a autorização de seu autor. Mas a criação deve ser sua, ok? A autoria é sempre de uma pessoa física, com exceção das obras coletivas, em que o organizador pode ser também titular originário.

O processo é feito digitalmente e você já sai com o seu certificado em mãos. Tudo isso com a chancela da CBL.

Tamanho não é documento! Será?

Muitos autores têm dúvidas sobre o tamanho do livro. Existe um tamanho ideal? Vamos conhecer os formatos e entender cada um deles!

10x15 – Conhecido como livro de bolso, é ideal para livretos de até 48 páginas. Perfeito para transmitir mensagens rápidas e diretas.

10,5x18 - Continuo chamando de livreto, porém, mais encorpado e com possibilidade de ter algumas páginas a mais. Muitas séries são feitas neste formato, mensagens curtas, para leituras rápidas e com custo baixo!

12,5x18 - Um formato intermediário, muito utilizado para livros de até 60 páginas. Perfeito para conteúdos curtos, porém trazendo uma percepção de valor maior para o consumidor. 

14x21 - O formato mais comum no Brasil. Por ter um melhor aproveitamento do papel na impressão gráfica, é, sem dúvidas, o melhor custo x benefício. Desde livros de 72 páginas até 260 é possível ter uma ótima aceitação. (Eu recomendo utilizar este formato em livros de até 200 páginas).

16x23 - Livros com mais de 160 páginas já ficam bem legal neste formato! Trás uma ótima percepção de valor e um aspecto de “livrão”. 

20x20 - Um formato “especial”, comumente utilizado para livros infantis, também é direcionado para projetos diferenciados em conteúdo, apresentação e, principalmente, focados em uma ótima experiência para o leitor! 

21x29,7 – Tamanho do famoso “Sulfite”, este formato, também chamado de A4, é utilizado em apostilas, livros de receita e de artes. O principal uso é em projetos que necessitam de grandes áreas de impressão para apresentar imagens, gráficos e ilustrações. Muitos livros neste formato são coloridos e possuem também a capa dura (mas não é uma regra!)

Escolher o formato ideal para seu livro passa por algumas etapas como por exemplo, qual o volume de texto do seu material? Possui imagens, fotos, muitos gráficos? Você pensa em um livro colorido? Qual é o público que irá consumir a literatura? Quanto você está disposto a investir no projeto?

Com o resultado dessas perguntas você saberá qual é o formato ideal para seu material! 

Tipos de encadernação: qual é o ideal para meu material?

Aqui já estamos entrando na última etapa do processo de produção do livro! Chegou a hora de imprimir! Trazer a vida o que, provavelmente, levou muito tempo, esforço e recursos para ser feito! Você precisa acertar, escolher a melhor forma de materializar seu conteúdo é fundamental para o sucesso dele!

A encadernação nada mais é do que a organização das páginas para facilitar o manuseio do material, seja um livro, uma revista ou apostila...

Os tipos mais comuns de encadernação são: Espiral, brochura, grampo e wire-o.

Espiral: Ideal para apostilas e materiais didáticos, onde o leitor precisa de flexibilidade para manuseio e escrita constante.

Brochura: Mais comum em livros, a brochura garante durabilidade e trás um ar profissional ao material. Desde livretos até grandes obras podem ser produzidas com este acabamento! 

Grampo: Utilizado para revistas e livretos com poucas páginas.

Wire-o: A encadernação com wire-o é uma evolução do espiral. Normalmente é usada em agendas, planners e cadernos, dando um ar mais sofisticado ao material.

Vai fechar o seu projeto? Lembre-se que é muuuito importante consultar um bom profissional e conhecer bem os tipos de encadernação, garantindo o melhor acabamento e tendo sucesso com seu projeto!

Como é calculado o preço do livro?

Nossa, este livro está muito caro!!
Com certeza, se você é um apaixonado por livros e leitura, essa afirmação já passou (algumas vezes) pela sua cabeça!!

Quero abrir o jogo com você e te contar como é calculado o preço de um livro!

Primeiro, você precisa entender quem são os envolvidos neste mistério! 

Temos o autor, a editora, a gráfica, o distribuidor e a livraria. (Além dos impostos!)

Quando você está em uma livraria (ou site) e vê o livro de 120 páginas custando R$40,00 e se assusta, não imagina que por trás disso tem toda uma estrutura criada e orquestrada para que tudo aconteça!

Vamos aos números!

Ah, antes você precisa entender que o fluxo da venda em lojas físicas é diferente da internet! Então o que vou apresentar é apenas um exemplo ilustrativo com números e percentuais APROXIMADOS, ok!?

A livraria, em média, fica com 45% do valor da venda;

O distribuidor com aproximadamente 15%;

Estamos falando em 60% do preço de venda (aqui exemplificado em R$40,00), dos R$16,00 que sobram, temos aproximadamente R$7,50 da gráfica e algo em torno de R$3,50 da editora (produção de 1mil livros com acabamento Premium). Com os R$5,00 que restaram e considerando alguma eventual despesa extra, o que sobra para o autor fica por volta de R$4,50 por livro.

É por isso que muitos autores optam pela venda independente! Principalmente os que possuem público (palestrantes, pastores e influenciadores). Claro que precisa de uma boa campanha e de um meio para a venda (normalmente eventos, viagens e venda direta). Pensa comigo, pagando por volta de R$10,00 (gráfica e editora) e vendendo por R$40,00 o lucro do autor salta de R$5,00 para R$30,00 por livro vendido! Mas cuidado, não se iluda! Esses números só serão reais se você possuir força para a venda!! As pessoas precisam comprar você e seu conteúdo antes de efetivamente comprar seu livro! 

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