Nossa, este livro está muito caro!!
Com certeza, se você é um apaixonado por livros e leitura, essa afirmação já passou (algumas vezes) pela sua cabeça!!
Quero abrir o jogo com você e te contar como é calculado o preço de um livro!
Primeiro, você precisa entender quem são os envolvidos neste mistério!
Temos o autor, a editora, a gráfica, o distribuidor e a livraria. (Além dos impostos!)
Quando você está em uma livraria (ou site) e vê o livro de 120 páginas custando R$40,00 e se assusta, não imagina que por trás disso tem toda uma estrutura criada e orquestrada para que tudo aconteça!
Vamos aos números!
Ah, antes você precisa entender que o fluxo da venda em lojas físicas é diferente da internet! Então o que vou apresentar é apenas um exemplo ilustrativo com números e percentuais APROXIMADOS, ok!?
A livraria, em média, fica com 45% do valor da venda;
O distribuidor com aproximadamente 15%;
Estamos falando em 60% do preço de venda (aqui exemplificado em R$40,00), dos R$16,00 que sobram, temos aproximadamente R$7,50 da gráfica e algo em torno de R$3,50 da editora (produção de 1mil livros com acabamento Premium). Com os R$5,00 que restaram e considerando alguma eventual despesa extra, o que sobra para o autor fica por volta de R$4,50 por livro.
É por isso que muitos autores optam pela venda independente! Principalmente os que possuem público (palestrantes, pastores e influenciadores). Claro que precisa de uma boa campanha e de um meio para a venda (normalmente eventos, viagens e venda direta). Pensa comigo, pagando por volta de R$10,00 (gráfica e editora) e vendendo por R$40,00 o lucro do autor salta de R$5,00 para R$30,00 por livro vendido! Mas cuidado, não se iluda! Esses números só serão reais se você possuir força para a venda!! As pessoas precisam comprar você e seu conteúdo antes de efetivamente comprar seu livro!