Tamanho não é documento! Será?
Muitos autores têm dúvidas sobre o tamanho do livro. Existe um tamanho ideal? Vamos conhecer os formatos e entender cada um deles!
10x15 – Conhecido como livro de bolso, é ideal para livretos de até 48 páginas. Perfeito para transmitir mensagens rápidas e diretas.
10,5x18 - Continuo chamando de livreto, porém, mais encorpado e com possibilidade de ter algumas páginas a mais. Muitas séries são feitas neste formato, mensagens curtas, para leituras rápidas e com custo baixo!
12,5x18 - Um formato intermediário, muito utilizado para livros de até 60 páginas. Perfeito para conteúdos curtos, porém trazendo uma percepção de valor maior para o consumidor.
14x21 - O formato mais comum no Brasil. Por ter um melhor aproveitamento do papel na impressão gráfica, é, sem dúvidas, o melhor custo x benefício. Desde livros de 72 páginas até 260 é possível ter uma ótima aceitação. (Eu recomendo utilizar este formato em livros de até 200 páginas).
16x23 - Livros com mais de 160 páginas já ficam bem legal neste formato! Trás uma ótima percepção de valor e um aspecto de “livrão”.
20x20 - Um formato “especial”, comumente utilizado para livros infantis, também é direcionado para projetos diferenciados em conteúdo, apresentação e, principalmente, focados em uma ótima experiência para o leitor!
21x29,7 – Tamanho do famoso “Sulfite”, este formato, também chamado de A4, é utilizado em apostilas, livros de receita e de artes. O principal uso é em projetos que necessitam de grandes áreas de impressão para apresentar imagens, gráficos e ilustrações. Muitos livros neste formato são coloridos e possuem também a capa dura (mas não é uma regra!)
Escolher o formato ideal para seu livro passa por algumas etapas como por exemplo, qual o volume de texto do seu material? Possui imagens, fotos, muitos gráficos? Você pensa em um livro colorido? Qual é o público que irá consumir a literatura? Quanto você está disposto a investir no projeto?
Com o resultado dessas perguntas você saberá qual é o formato ideal para seu material!