- Definição da ideia central
- Pesquisa de conteúdo
- Mapa mental
- Definição dos capítulos
- Introdução e conclusão
- Geração dos conteúdos
- Revisão
- Definição do título
- Estruturar o projeto
- Validação
- Imprimir!
- Definir a ideia central do seu livro é o ponto de partida para a criação do seu conteúdo! Mas não é tarefa fácil! Talvez em sua mente passe diversos assuntos, qual tema mais agrada o público? Qual assunto “vende” mais? E, quer um conselho? Esquece isso! A ideia central é aquela que pulsa em seu coração! Aquela que realmente te inspira e te impulsiona a ir além! Se ainda tiver dúvidas sobre ela, pense no que você sabe e gostaria que as pessoas soubessem, ou em algo que aprendeu com uma grande experiência e se as pessoas souberem, teremos um mundo melhor!
- Com a ideia central definida, é hora de pesquisar o que estão falando sobre o assunto! Quais são as principais dúvidas sobre isso, quais dores as pessoas sentem e quais ramificações o assunto tem. Se alimentar com outros conteúdos fará com que sua experiência seja enriquecedora! Não copie, se inspire! Cuidado com o plágio, seja original!
- Fazer um mapa mental fará suas ideias tomarem forma! Colocar elementos visuais ajuda na visualização e também favorece a estruturação de capítulos, subcapítulos, tópicos, subtópicos e pensamentos-chave sobre os assuntos. Existem mapas gratuitos que certamente irão te nortear no processo!
- Com o mapa mental criado fica muito fácil definir os capítulos! Minha sugestão é que você os crie baseado nos passos que você julgar necessário para que o leitor chegue até o destino da jornada. Imagine um caminho, o destino é a solução que você deseja mostrar aos leitores. Para eles chegarem até lá, existem etapas que precisam ser seguidas! Sabe quais são elas? OS CAPÍTULOS! Pense: “Para que o leitor obtenha o resultado que eu planejo, quais são os assuntos que ele precisa aprender?” Cada um desses assuntos será um capítulo do seu livro!
- Gosto da ideia de criar a introdução e a conclusão antes de iniciar o processo de escrita. A introdução é onde geramos expectativa no leitor, para que ele realmente se interesse pelo conteúdo que será abordado, neste momento, podemos mostrar alguns pontos que serão respondidas somente no desenvolvimento do texto, gerar curiosidade e também apresentar claramente o que o leitor irá encontrar pela frente são ideias bem interessantes!
Já na conclusão a proposta é trazer novamente alguns pontos importantes do assunto, insights que, se lidos individualmente, levarão o leitor a um outro nível! A ideia é mostrar os pontos importantes de uma outra forma, mas sem ser repetitivo! Deixar uma palavra para que ele se inspire, é uma ótima forma de concluir o livro.
- Geração de conteúdo é a definição do processo que seu leitor vai passar para que a recompensa de concluir cada capítulo seja real e perceptível. Entenda que tudo está interligado, a missão maior é o cumprimento da ideia central, imagine que seu livro seja uma “estrada,” a conclusão é o destino final e cada capítulo é um km que o leitor precisa percorrer até o seu destino! Em cada km existem desafios, particularidades, mas também existem recompensas! Trabalhe com a ideia de progressão! Seu leitor precisa ter a sensação de evolução e aproveitar a jornada! Crie uma ótima experiência ao seu leitor!
- Revise seu texto! Mas não seja tão crítico consigo mesmo! A ideia de revisá-lo é garantir que tudo que você planejou está ali no papel! Não foque em questões ortográficas e gramaticais, isso só te deixará em pânico! Minha dica aqui é você esperar uns 2 ou 3 dias para fazer essa revisão! Sua mente estará descansada e muito mais ampla! Aproveite para acrescentar o que sentiu falta e retirar o que achar que é desnecessário! Um ponto de muita atenção é não querer ser perfeito! Você não será e isso só trará a sensação de que não está bom o bastante!
- Definição do título é algo fundamental para o sucesso do seu livro! Grande parte dos leitores levam em conta o título e a capa na hora da escolha de compra! Invista tempo nesse processo! É claro que ele pode ser escolhido antes, durante ou depois da conclusão da obra, mas indico este momento pois o conteúdo já foi criado, já temos a promessa, os passos e só precisamos de algo convincente! Faça um brainstorm de ideias e as anote, as ideias irão surgindo! Pense sempre na SOLUÇÃO que seu livro apresenta! Algo de fácil entendimento, curioso e que combine benefício e solução.
- Buscar profissionais capacitados para executar a publicação do seu livro não é apenas importante, é fundamental para que seu livro tenha sucesso! Seu conteúdo ficará registrado em um livro que será lido por essa e pelas próximas gerações! Bem feito ou mau feito ficará registrado! Aqui você tem duas opções! Buscar profissionais específicos de cada área dos processos (diagramador, designer, revisor…) ou contratar uma editora que ofereça todos os processos unificados. Acredito que seja mais assertivo contratar uma editora, dessa forma você centraliza os processos e consequentemente a cobrança pelo resultado! Porém, esta é uma decisão particular, avalie seu momento!
- Validar todo o processo é de extrema importância para ter segurança na conclusão! Após a impressão, nada pode ser feito! Precisamos entender que cada processo, mesmo feito por profissionais, corre o risco de ter erros, afinal, somos humanos! É importante que você entenda se tudo que está no papel é realmente o que você quer que esteja!
Impressão gráfica! Uhuuu!! Essa é a materialização do sonho! É a hora de colocar realmente no papel tudo que levou um tempo para ser feito! Às vezes, demorou uma vida! Sugiro que você tenha cautela neste momento! Muitas vezes o barato sai caro! Meu conselho é que você busque referências, pergunte a quem já fez, peça a gráfica amostras e só dê seu OK quando estiver realmente seguro!